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Snow Road, Dia 11: Villa Pehuenia a San Martin de Los Andes

30/07/2023, Viagens
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This post is part of a series called Snow Road 2023
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🌎 Estatísticas da Viagem

📰 Dia 11 da expedição Snow Road. Saída as 09:30  dia 25/07/2023. Paradas apenas para reabastecimento, alimentação e toaletes.

🧭 Villa Peheunia – San Martin de Los Andes 🚙 210 km ⛽ – litros – – km/l ⏱️ 03:00 h

Fábrica de pilotos

Quem gosta de rally e já acompanhou o WRC sabe que os melhores pilotos de rally são da escola do gelo. Eu descobri o porquê. Simplesmente um sabonete pilotar em pistas congeladas. Foi uma experiência muito interessante, que trouxe pra mim uma visão diferente do comportamento do Sierra.

O trecho até San Martin de Los Andes envolvia um trecho sem asfalto pela RN23, passando por Aluminé até alcançar a famosa RN40 em Junin de los Andes. Este trecho foi um dos mais lindos de toda a viagem, margeando um rio com lindas paisagens de montanha, neve e vegetação seca pela inverno. Realmente um primor.

O piso, porém, muito escorregadio. A neve havia derretido e formou uma lama com fina camada de gelo na superfície, que se rompe a cada veículo que passa. Essa lama com cristais de gelo e a enorme quantidade de buracos na pista criam um conjunto perfeito para saídas laterais no Sierra. Os buracos eram tantos que alguns trechos formavam costelas, fazendo com que em qualquer velocidade, o carro pulasse muito e perdesse a aderência do piso. Extremamente escorregadio. (o vídeo abaixo infelizmente não esta muito bom pois não percebi o posicionamento incorreto da câmera nesse dia)

Nesse ponto entrou toda a tecnologia que o vendedor da Suzuki faz questão de destacar, e que na realidade, quase ningúem tem sequer a oportunidade de usar no dia a dia. A tecnologia que a Suzuki chama de All Grip, controle de tração, controle de estabilidade, trabalhou intensamente corrigindo as saídas do carro. Foi muito divertido! Entrava numa curva, sentia o carro sair, ouvia o barulho da atuação, a luz piscava no painel, o carro se corrigia para tracionar e o movimento voltava a fluir no sentido correto da pista! Muita segurança que sentimos ao saber que a tecnologia realmente funciona (é claro que funciona, mas ver na prática é outra sensação)!

O carro trabalhou pra gente

Os puristas dirão que isso não é off road raiz, mas em pleno 2023 ignorar as tecnologias que vão trazer segurança é no mínimo falta de senso. A Suzki trouxe pro Sierra diversas tecnologias. A ESP, de controle de estabilidade, que atuou bastante nesse trecho, o controle de tração LSD, que detecta quando duas rodas na diagonal perdem tração e transfere para as demais – outra que também trabalhou bastante nessa situação.

Também utilizei em um trecho de passeio na neve que fizemos em Villa Pehuenia o HDC, controle de descida assistida. Nesse trecho tivemos até batida entre os participantes, pois era uma descida íngrime, em que foi se formando uma fila, e ao freiar, os carros começaram a patinar sobre a neve. Um não conseguiu parar e bateu no da frente, mas sem problemas graves. Por fim, o assistente de partida em subida, que sempre é útil, este em especial nos deslocamentos urbanos com muitas paradas.

Além disso, na versão 4Style, o limpador de farol completa o conjunto off road. Nesse caso a experiência foi diferente. Começou funcionando, em um determinado momento parou de funcionar…daí descobri que só funcionava se estive com o farol alto ligado (???). Achei que fosse alguma ligação incorreto que fizeram após instalação dos instrumentos extras que coloquei para a viagem, porém, para minha surpresa, alguns dias depois, em local menos frio (coincidência ou não), voltou a funcionar normalmente e assim continua até o momento deste post. Vamos investigar mais.

Se quiser saber mais detalhes, veja Suzuki Jimny Sierra é SUV pronto para sua próxima aventura | Mobilidade Estadão | Suzuki na Estrada (estadao.com.br)

Posted in Viagens
Tagged all grip, aluminé, controle de estabilidade, controle de tração, junin de los andes, lama, neve, paisagem, rio, tecnologia
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